Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pitacos Gastronômicos

Olá mulherzinhas de plantão!!! Primeiro quero me desculpar pela minha ausência esses dias!!!
O baby, além de férias e cobrando atenção total da mami aqui, ficou doentinho de novo... E me deu de presentes umas belas olheiras... Mães! Rs... Mas tudo resolvido medicado!
Prometo que vou tirar o atraso por esses dias!!!

Adoro dar meus pitacos na cozinha! Confesso que no início da casamento, coitado do maridão - sofria com a gororoba, mas não é que eu fui melhorando e agora já tenho até algumas especialidades... Modesta!!!
Semana passada, estava eu, correndo na esteira da academia, pensando nas besteiras que tinha comido no fim de semana e disposta a eliminar todas aquelas calorias, quando me deparo com Edu Guedes dando idéia à minha alma gorda de fazer um lanchinho bem legal...
E foi no jogo da seleção que resolvi testar essa receitinha fazendo meus amigos de cobaias....Evil!
Ele chamou de Misto Quente Gratinado mas eu depois soube pelo meu compadre que o nome daquilo era Croque Monsieur! Chique bem!Rs...
Aí vai do jeito que eu fiz, até porque dei uma italianada no negócio!

Croque Monsieur de rico ou Misto Quente Gratinado de pobre



Ingredientes:

  • 2 pacotes de Pão de forma - Eu tiro aquelas casquinhas laterais;
  • 200g de Presunto - comprado na padaria da esquina na hora pra ser fresquinho e fininho;
  • 500g de Muçarela ralada - é assim que se escreve mesmo - palavras de origem italiana com "zz" ficam com "ç" - Momento Soletrando;
  • 200g de Muçarela fatiada;
  • 300g de salame;
  • 1 pedaço de queijo provolone cortado em cubinhos;
  • 2 tomates fatiados - também fininhos;
  • 2 xíc de Parmesão filetado - serve também o ralado de saquinho;
  • 2 col. sopa de manteiga;
  • 2 col. sopa de farinha;
  • 4 xíc de leite;
Preparo do Creme

Coloque o leite para ferver numa leiteira e em uma caçarola coloque a manteiga e deixe derreter um pouco... acrescente a farinha e deixe-a fritar. Como assim fritar??? É só misturar bem a farinha com a manteiga com uma espátula e ver que ela vai ficando mais moreninha! Cuidado pra não queimar a farinha. Fique de olho!
Depois disso coloque o leite quente aos poucos na panela mexendo sempre com fogo baixo até ferver e começar a engrossar... Paciência!
Assim que começar a engrossar coloque um pouco ou muito de queijo mussarela e um pouco de parmesão e deixe derreter e incorporar ao creme.
Reserve.

Montagem do Croque

Num refratário eu coloquei um pouco do creme fazendo uma camada fina e por cima coloquei as fatias de pão de forma lado a lado, ocupando bonitinho o fundo... Uma caminha de pão!
Por cima do pão coloquei mais creme, fatias de muçarela fatiada, presunto, tomate... Por cima dos tomates coloquei um fiozinho de azeite e orégano. Cobrir com mais fatias de pão e creme. Polvilhar com queijo parmesão e colocar pra gratinar em forno pré aquecido à 180 graus!
Quando tiver douradinho é só servir... Hummmm!
Eu fiz um engordiet à italiana...
Por cima da primeira camada de pão, coloquei muçarela, bastante salaminho e o provolone em cubos e o resto foi igual ao de cima!
Ficou D.I.V.I.N.O.!
Pelo menos meus amigos fingiram bem e comeram tudinho pra não me deixar com cara te tacho!

Bom... Eu descobri que existe uma variação do Croque Monsieur, o Croque Madame que é igual mas servido com um ovo frito em cima. Meio esquisito! O Edu Guedes colocou no dele!


Gostei bastante dessa receita porque dá pra fazer com o que tem em casa... Pode usar pão integral, preto e até francês. O Olivier Anquier tem essa receita com brioches - Bem Maria Antonieta!
E o recheio pode ser presunto e queijo prato, peito de peru com queijo branco, frango desfiado com requeijão! Ai ai!
Pena que não tirei foto do meu...

E aí? Gostam de cozinhar? Vão tentar fazer num próximo lanchinho?
Deixe um pitaco pra gente!

Até o próximo Pitaco!
Bjos, Rô

4 comentários:

  1. Quando quiser testar os dotes culinários pode chamar!!!! Fiquei com água na boca e com invejinha dos escolhidos... rs

    Ah, adorei o momento soletrando, hahaha

    Beijos!!!!
    http://fabi-inlovewith.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. adorei..vou experimentar..adorooo fazer coisas novas na cozinha..Bjooo pra vc e miguel!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já comi, e aprovei! rs Claro, minha namorada que fez quase tudo né, tinha que ter ficado perfeito mesmo rsrs

    Beijos Maria!

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahaha... Que cara de pau a do namorado. rs
    Eu só tirei as casquinhas do pão e cortei os tomates. Nada a mais. hahahaha

    Rô, você leu os meus pensamentos.
    Comentei com a minha mãe sobre o Croque Monsieur (o Júlio é muito chique né? rs) e ela rapidamente me pediu a receita. Mas você acredita que eu esqueci os ingredientes do molho? rs

    Vou anotar tudinho!!!

    Receita aprovada!
    Fica pronto bem rapidinho e é uma ótima opção para oferecer aos convidados.

    Beijos Rô!!!!!

    ResponderExcluir

Dê seu Pitaco também!